Aguarde. Carregando...
Menu Home Planos
FuncexData

Torne-se um assinante e tenha acesso à  sua consulta

1. Apresentação

O FuncexData é uma ferramenta de inteligência comercial desenvolvida para atender usuários institucionais - notadamente agências públicas e entidades privadas, inclusive instituições financeiras, trading companies e empresas de consultorias - cuja missão contemple a promoção do comércio exterior, a internacionalização das empresas brasileiras ou a venda de serviços a empresas exportadoras ou importadoras. Para tanto, o FuncexData disponibiliza, de forma ágil e interativa, dados e informações que possibilitam a elaboração de análises e diagnósticos, o planejamento de ações e tarefas, a seleção e identificação de públicos-alvo, além de outras iniciativas que demandem embasamento estatístico e uso de inteligência comercial. O FuncexData contempla dois ambientes diferenciados:

  • O primeiro, de acesso irrestrito ao público, é composto por informações, dados e séries estatísticas que podem ser consultados de forma gratuita através de canais temáticos específicos

  • O segundo, de acesso restrito a assinantes, é estruturado sob a forma de três Bancos de Dados que podem ser consultados através do uso de ferramentas de busca que permitem o cruzamento de dados selecionados a partir de um amplo cardápio de categorias pré-definidas.

O Quadro a seguir fornece uma visualização sintética e auto-explicativa do conteúdo do FuncexData, principalmente dos canais temáticos que compõem o ambiente de acesso irrestrito ao público.
Dois canais merecem comentário específico. Em primeiro lugar, o canal Home, que além servir como página de abertura da ferramenta, com links diretos para a base de dados e os demais canais, inclui o clipping eletrônico diário do Sistema de Informações Funcex-IEA. Através dele são divulgadas as principais notícias do comércio exterior brasileiro publicadas nos jornais de maior relevância do país.
Em seguida, o canal Indicadores disponibiliza todo o acervo de indicadores elaborados pela Funcex, com destaque para os índices de comércio exterior (preço e quantum). O usuário tem acesso à totalidade das séries históricas disponíveis, que são atualizadas com periodicidade mensal, trimestral ou anual, de acordo com a sua metodologia específica de elaboração. Adicionalmente, nesse mesmo canal, o usuário dispõe de um amplo conjunto de séries anuais de estatísticas do comércio exterior brasileiro da última década, algumas das quais são destacadas no Quadro.


FuncexData

Canais Descrição
HOME

Página de abertura, com links diretos para as Bases de Dados, o clipping eletrônico diário do Sistema de Informações Funcex-IEA e os demais canais do FuncexData.

BASE DE DADOS

Área de acesso restrito (assinantes).

INDICADORES Área de acesso público para divulgação de Indicadores Funcex, com diferentes aberturas e periodicidades, bem como séries anuais de Estatísticas de Comércio Exterior, com base em diferentes categorizações, sob a forma de tabelas pré-formatadas. Dentre os Indicadores Funcex destacam-se os seguintes:
  • Valores  de exportação e importação;

  • Índices de preço e quantum da exportação e importação

  • Índices de rentabilidade das exportações;

  • Índice de demanda externa efetiva;

  • Termos de troca.

Dentre as Estatásticas anuais destacam-se as seguintes:

  • Coeficientes de exportação;

  • Coeficientes de penetração das importações.

  • Estatísticas de empresas exportadoras e importadoras por porte da firma;

  • Estatísticas de exportação e importação segundo intensidade tecnológica

  • Estatísticas de exportação e importação por grupos de produtos segundo a origem setorial e a intensidade no uso de fatores;

  • Estatísticas de exportação e importação segundo dinamismo dos produtos;

  • Estatísticas de exportação segundo categorizações setoriais específicas:

    • Produtos do agronegócio;

    • Bens de informática e telecomunicações;

    • Commodities;

    • Produtos industriais stricto sensu.

CÂMBIO

Nesta área são oferecidas informações relativas às taxas de câmbio, inclusive os índices de taxa de câmbio efetiva real elaborados pela Funcex.

PAÍSES

Informações sobre capital, moeda, idioma, bandeira, PIB nominal, PIB per capita, de todos os países do mundo.

LINKS O usuário poderá obter outras informações relativas ao seu trabalho, consultando a área de links, que está estruturada por temas, para maior eficiência em sua navegação.
Temas: instituições de fomento, legislação, blocos econômicos, câmaras de comércio, entidades empresariais, códigos e classificações de mercadorias, órgãos e agências governamentais, indicadores econômicos etc.


2. Base de Dados

As BASES DE DADOS reúnem e cruzam informações oriundas de três fontes primárias de dados: (i) as estatísticas geradas pela Secretaria de Comercio Exterior (Secex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio; (ii) as informações constantes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério de Trabalho e Emprego; e (iii) as pesquisas do IBGE, com destaque para a Pesquisa Industrial Anual (PIA) e o Cadastro Geral de Empresas. Somam-se a essas fontes as atualizações cadastrais periódicas realizadas pela Funcex para a elaboração dos catálogos de exportadores e de importadores brasileiros, produtos patrocinados e divulgados pela Confederação Nacional da Indústria e pelo Ministério das Relações Exteriores, respectivamente. Esse amplo conjunto de dados é potencializado, ainda, pelo uso de categorias e classificações elaboradas pela própria Funcex ou baseadas em definições, metodologias ou “tradutores” desenvolvidos por outras instituições (OECD, Cepal, etc). Essas classificações são extremamente úteis, não apenas para fins analíticos, mas também para fins práticos, pois atendem ao objetivo de orientar as ações e tarefas desenvolvidas rotineiramente pelos usuários institucionais aos quais é destinado este ambiente de uso restrito

A descrição sumária do conteúdo dos três Bancos de Dados é mostrada a seguir, salientando a importância e utilidade da ferramenta:

Estatísticas de Comércio Exterior
    O banco de Estatísticas de Comércio Exterior fornece informações de valores exportados e importados segundo a origem e destino dos fluxos (país ou bloco), em diversos níveis (total brasileiro, UF e portos), com base em número elevado e diversificado de categorias e tipologias (classe de produtos, categorias de uso, setores CNAE do IBGE, grau de intensidade tecnológica dos produtos, dinamismo dos produtos no comércio mundial etc.), além de agregações setoriais específicas, como produtos do agronegócio, bens de capital e bens de informática e telecomunicações, entre outras

        º  Clique AQUI  para conhecer as variáveis disponibilizadas no Banco de Comércio Exterior.
    O banco se presta, particularmente, para a elaboração de análises conjunturais ou estruturais da evolução dos fluxos de comércio exterior, assim como para o exame da composição e grau de diversificação das pautas exportadora e importadora, tanto em termos setoriais ou de produtos quanto de mercados.
    Os Assinantes terão à sua disposição, portanto, um instrumento ágil e atualizado para a elaboração de informes, relatórios e boletins periódicos, bem como para auxiliar as iniciativas de fomento à exportação.

Estatísticas Gerais das Empresas Exportadoras e Importadoras
    O Cadastro Geral das Empresas Exportadoras e Importadoras é baseado nas atualizações periódicas realizadas pela Funcex para a elaboração dos catálogos de empresas que participam diretamente da atividade de comércio exterior. Atualmente a Funcex dispõe de dados cadastrais completos e atualizados (razão social, endereço e CEP, telefone, fax, e-mail, website e contato/ principal executivo na área de comércio exterior) de mais de 10.500 empresas exportadoras e 7.500 empresas importadoras, responsáveis por 84% das exportações e 73% das importações brasileiras totais, respectivamente, referentes ao último biênio. Para as demais empresas, o Cadastro fornece informações parciais, como razão social e endereço. O Cadastro inclui, ainda, informações sobre o histórico exportador/importador das empresas desde 2001, os produtos (NCM-6) comercializados por essas empresas no último biênio e os países com os quais mantêm relações comerciais.

        º  Clique AQUI  para conhecer as variáveis disponibilizadas no Banco de Estatísticas Gerais de Empresas Exportadoras e Importadoras
Cadastro Geral das Empresas Exportadoras e Importadoras
    O Cadastro Geral das Empresas Exportadoras e Importadoras é baseado nas atualizações periódicas realizadas pela Funcex para a elaboração dos catálogos de empresas que participam diretamente da atividade de comércio exterior. Atualmente a Funcex dispõe de dados cadastrais completos e atualizados (razão social, endereço e CEP, telefone, fax, e-mail, website e contato/ principal executivo na área de comércio exterior) de mais de 10.500 empresas exportadoras e 7.500 empresas importadoras, responsáveis por 84% das exportações e 73% das importações brasileiras totais, respectivamente, referentes ao último biênio. Para as demais empresas, o Cadastro fornece informações parciais, como razão social e endereço. O Cadastro inclui, ainda, informações sobre o histórico exportador/importador das empresas desde 2001, os produtos (NCM-6) comercializados por essas empresas no último biênio e os países com os quais mantêm relações comerciais.

        º  Clique AQUI para conhecer as variáveis disponibilizadas no Banco de Cadastro Geral de Empresas Exportadoras e Importadoras
De interesse especifico dos agentes de promoção como Apex-Brasil, Sebrae, CNI e Federações é a classificação que identifica as empresas exportadoras que integram os Núcleos Exportadores Georeferenciados (NEGs), resultante de levantamento feito recentemente pela Funcex para o Sebrae. Adicionalmente, a possibilidade (associada à assinatura do FuncexData) de customização de algumas categorias nesse banco amplia significativamente sua utilidade.

Destaque-se, ainda, que as categorias “customizadas” só serão disponibilizadas para consulta exclusiva do Assinante, exceto manifestação expressa de desejo de compartilhamento dessas informações com outros assinantes. Note-se, ainda, que o compartilhamento total ou parcial de categorias “customizadas” entre instituições assinantes do FuncexData implicará per se em acordo de cooperação entre as mesmas para potencializar sinergias.

É importante salientar que as informações finais resultantes da consulta aos três Bancos de Dados são apresentadas em tabelas compatíveis com o programa EXCEL. Por último, cabe destacar que o sistema oferece ainda outras formas de apresentação dos dados, que possibilitam sua visualização em gráficos e cartogramas.
A operação do FuncexData é feita através de telas interativas. Para conhecer e aprender o seu funcionamento pasta clicar AQUI .


3. Planos de acesso

O acesso as áreas públicas do FuncexData é gratuito, sendo necessário apenas o preenchimento de um cadastro pelo usuário. Caso seja de seu interesse se tornar um usuário apenas dessa áreas envie um e-mail para usuáriofuncexdata@funcex.com.br e aguarde a confirmação de seu pedido.

Para ter acesso às áreas restritas é preciso se tornar um assinante do FuncexData e, para isso, basta escolher um das 6 categorias criadas. Selecione aquela que seja de seu interesse e entre em contato pelo e-mailassinaturafuncexdata@funcex.com.br..

Tabela 1
Tabela de preços e características de categorias de usuários


CATEGORIA DE ASSINANTE
TIPOS DE ACESSO VALOR DA CONTRIBUIÇÃO ANUAL

Em Reais
BANCOS DE DADOS TABELAS
PRÉ-DEFINIDAS
Indicadores e Câmbio
Banco 1
Estatísticas de
Comércio Exterior
Banco 2
Estatísticas gerais de Empresas Exportadoras
e Importadoras
Banco 3
Cadastro Geral de Empresas Exportadoras
e Importadoras

 

 

 

 

 

 

Usuário Não Não Não Sim Adesão

 

 

 

 

 

 

Assinante simples - 1 Sim Não Não Sim 15.000,00
Assinante simples - 2 Não Sim Não Sim 15.000,00

 

 

 

 

 

 

Assinante especial - 1 Sim Não Apenas consulta Sim 27.000,00
Assinante especial - 2 Não Sim Apenas consulta Sim 27.000,00
Assinante especial - 1,2 Sim Sim Não Sim 27.000,00

 

 

 

 

 

 

Assinante pleno Sim Sim Sim Sim 33.000,00

 

 

 

 

 

 

Apenas os assinantes plenos têm acesso livre ao cadastro de empresas; os demais podem apenas consultar no monitor as informações, ou seja, a opção de download para a unidade local não estará ativa.


Encontra-se em estudo a possibilidade de incluir variáveis oriundas da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC).

Está em análise a inclusão da informação da quantidade exportada e importada em quilogramas.

A customização implica na abertura de novos campos e sub-campos, vinculados à empresa exportadora ou importadora selecionada pelo assinante, incluindo informações de seu interesse particular (por exemplo: Cliente/Não cliente; Capacitada/Não capacitada).

Cadastro de novo usuário Fechar
CNPJ/CPF:  (somente números)
Razão Social:
Nome de Fantasia:
Endereço:
Bairro:
Cidade:
UF:
Telefone: Fax:
Email Institucional:
Nome do Usuário:
Email do Usuário:
Telefones: 55.21.2509.7000 / 2509.2662 / 3529-7002 | Fax: 55.21.2221 1656

Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX | Rua 7 de Setembro, 99 | 23º andar | Centro | Rio de Janeiro - RJ | 20.050-005
All Rights Reserved © 2010 - FUNCEX - Política de Privacidade
Fechar
Telefones: 55.21.2509.7000 / 2509.2662 / 3529-7002
  Skype
Contatos Chamada Chat
Henry Pourchet (Estatístico)
Fernando Correia (TI)
E-mail: suportefuncexdata@funcex.org.br